Vantagens e desvantagens dos contratos imobiliários informais

Na hora de alugar um imóvel para passar as férias, vários cuidados devem ser tomados para que o viajante não entre num golpe. Hoje em dia, é muito comum os contratos serem firmados via internet e por isso, o locatário deve ficar atento.

Apesar das garantias do contrato formal, há quem prefira a informalidade. O cliente que está acostumado em alugar determinado imóvel, nas férias, há mais de 10 anos, o contrato boca a boca tem suas vantagens. O locatário já possui responsabilidade quando aluga um imóvel que não é dele e está acostumado com as negociações.
Apartamentos para alugar em Curitiba Parana 

Entretanto, os riscos envolvidos em um acordo informal podem superar as vantagens. A falta de um acerto escrito e detalhado pode embutir no preço do aluguel a chamada taxa de reserva, que o locatário paga para garantir o aluguel do imóvel, principalmente em datas como o réveillon e o carnaval. Com os contratos formais os dois lados se comprometem e ninguém fica no prejuízo. Se o locador deixa de alugar, o locatário perde as férias, e se o locatário não comparecer, o locador perde o dinheiro do aluguel.

O contrato formal beneficia não só o locador, mas também o locatário, pois define as regras que devem ser respeitadas evitando prejuízos no futuro.